Bom vou postar o que eu vi em um blog, não lembro o nome...:
A gente se deu conta outro dia que nunca tinha feito post sobre como fazer uma mala. Não sobre a quantidade de peças que tem que levar na mala, mas como montar, mesmo!!! O que a gente coloca por cima, o que coloca por baixo, o que sempre tem que levar, o que precisa levar pouco ou o que precisa levar muito.
E modéstia a parte a gente é muito boa fazedoras de mala, sabia!?! Então aqui estão os nossos “segredinhos”:
* a regra número um é nunca colocar peças demais na mala. A gente procura levar apenas peças-chave que sejam super coordenáveis. A dica preciosa é escolher peças em três ou quatro cores apenas, que combinem entre si (independente da duração e destino). Quem é mais clássica pode optar por três cores neutras e uma cor-colorida, por exemplo cinza + bege + marinho + lilás. E quem é mais informal ou mais criativa pode escolher duas cores neutras e duas cores-coloridas, por exemplo cinza + marinho + lilás + vermelho.
* fazer um “check-list” de tudo que vai precisar diminue a chance de exagerar. E a chance de esquecer alguma coisa super importante é beeeeeem menor!!!
* sapatos pesam e por isso devem ser levados em menor quantidade. Tem que fazer uma seleção bem rigorosa e levar sapatos que possam ser usados em diferentes ocasiões.
* ao contrário dos sapatos, acessórios como cintos, lenços, colares, chapéus, pulseiras, brincos não ocupam muito espaço e podem mudar completamente um look. Dá pra levar bastante.
* na hora de arrumar a mala o melhor é colocar os objetos mais pesados embaixo, junto com lingerie e meias. As camisas, calças e jaquetas podem ser colocadas por último. Blazeres e casacos podem ser dobrados pelo avesso pra que amassem menos. E tem que esvaziar todos os bolsos antes de colocar qualquer peça na mala, OK!?!
* diquinha boa pra caber mais coisa na mala é colocar dentro dos sapatos meias, cintos e itens pequenos (relógio e afins), e depois colocar os sapatos em saquinhos de flanela ou tecido.
* as camisetas podem ser colocadas em rolinhos que assim amassam menos. Pra evitar que as calças amassem o truque é colocar a calça esticada, com as pernas pra fora da mala e pôr algumas camadas de camisetas, saias e shorts por cima e depois dobrar as pernas da calça sobre esse volume. Deu pra entender?
* o ideal é viajar com os sapatos mais pesados e levar um par de meias quentes pros pezinhos não congelarem em lugares com ar condicionado. Quem for viajar de avião tem que levar xampus, cremes, sabonetes e quaisquer outros produtos líquidos em saquinhos plásticos (tipo “ziploc”). Existem frasquinhos em formatos especiais para viagem, que são fofos e super práticos. E é sempre bom levar saquinhos plásticos extras, pra guardar roupas de ginásticas usadas, roupas de banho molhadas, etc..
* como mamãe já dizia em qualquer viagem é sempre bom levar um vestido mais arrumadinho – a gente nunca sabe as oportunidades que podem surgir, né!?! E mesmo que a gente vá pro Alasca tem que levar biquininho. E mesmo que a gente vá pro Sahara tem que levar um casaco mais quentinho – nem que seja pra usar só no avião!
* bolsas só precisam ser três: uma grande, uma média e uma pequena ou uma carteira pra usar nas baladinhas.
* e por último… pra quem vai viajar de avião não é demais recomendar que se leve uma bolsa de mão (pode ser a bolsa grande do item de cima) com uma camiseta fininha, um cardigan ou pashmina, meias e um conjunto de lingerie pra, no caso de algum imprevisto ou extravio envolvendo a bagagem, a gente não correr o risco de ficar maltrapilha.